Pinheiro VieiraPinheiro VieiraPinheiro Vieira
Setor Oeste • CEP 74120-090 • Goiânia-GO
(62) 3932-1122

Meu INSS – Tudo sobre o sistema da Previdência Social

O Meu INSS é um sistema criado pela Previdência Social para facilitar a vida dos trabalhadores; mesmo que ainda tenha alguns erros, tem sido essencial para facilitar o atendimento.

Há pouco tempo, para acessar um simples extrato de contribuições para o INSS, era preciso se deslocar para uma agência da Previdência e exercitar a paciência nas longas filas de espera.

A plataforma online Meu INSS foi criada em 2018 e promete facilitar a vida de quem precisa dos serviços e benefícios da Previdência Social. Assim, você não precisa sair de casa e enfrentar as filas cansativas!

O melhor de tudo: o serviço é gratuito! Basta usar um computador ou smartphone com acesso à internet e se cadastrar no sistema.

Agora, você vai ver:

  1. O que é o Meu INSS?
  2. Como acessar a plataforma?
  3. Quais são os serviços disponíveis no Meu INSS?
  4. Quais são as vantagens de contar com apoio especializado nos processos?

Quer entender melhor como funciona o Meu INSS e o que você pode fazer na plataforma? Continue a leitura e saiba tudo sobre o assunto!

O que é o Meu INSS?

O Meu INSS é uma plataforma online criada pela Previdência Social com o objetivo de facilitar a vida dos trabalhadores que precisam do INSS.

Com a ferramenta, é possível simular a aposentadoria, dar entrada em benefícios, agendar perícias e consultar extrato de pagamentos, o status das solicitações, a carta de concessão do benefício.

Além disso, você consegue acessar todo o seu histórico de trabalho (extrato CNIS) — contendo as contribuições previdenciárias, períodos trabalhados, empregadores, benefícios recebidos e vários outros serviços.

A modernização do INSS foi a solução encontrada pela Previdência para reduzir as filas das agências e tornar a informação mais acessível ao trabalhador através do cadastro na plataforma.

Quem não se lembra das longas filas nas portas das agências da Previdência? Tinha gente que dormia na fila para conseguir atendimento!

Mas a tecnologia ajuda a evitar o deslocamento e o sofrimento de ficar em pé esperando no sol quente. Mesmo assim, apesar de facilitar o atendimento, existe uma enorme fila virtual.

No entanto, o maior erro é do governo, porque faltam servidores para analisar o alto volume de pedidos. O número de pedidos tem crescido e a quantidade de servidores reduzida.

Como fazer o cadastro no Meu INSS?

O cadastro no Meu INSS é simples, inclusive, existem várias formas de fazer esse registro:

  • com o número do CPF e outros dados pessoais
  • validação pelo aplicativo Meu gov.br (se tiver feito o recadastramento do título de eleitor ou a CNH digital)
  • gerando uma senha provisória no site do seu banco
  • autorizando pelo site do Banco do Brasil (caso seja cliente)
  • certificado digital ou em nuvem

Vou comentar agora as principais maneiras de fazer o seu cadastro e acessar o Meu INSS. Acompanhe!

Cadastro no Meu INSS com o CPF

Entre no site meu.inss.gov.br pelo computador ou baixe o aplicativo no seu celular Android ou iOS.